quarta-feira, 5 de outubro de 2011

XPERIA X8 - Atualizar firmware e baseband (inclui root e recovery mode)

Este é o tutorial mais completo que você encontrará em português. Este tutorial funciona para qualquer CUSTOM ROM que você desejar. A instalação de um CUSTOM KERNEL será abordada em outro post.


Atualizado em: 24/05/2012 às 21:15.

Antes de tudo, é necessário alertá-lo de que este procedimento pode trazer danos ao software do seu aparelho. Estes danos dificilmente serão irreversíveis, mas, mesmo assim, este blog não se responsabiliza nem pela chance dos mesmo ocorrem, nem por sua natureza.

O processo de atualização de firmware e baseband é necessário para instalar custom roms baseadas em versões mais novas do Android. Este processo consiste em flashear o seu aparelho com versões atualizadas do software base da Sony Ericsson.




Abaixo segue uma lista de TODOS os arquivos necessários ao processo. Você deverá baixar TODOS, preferencialmente em uma pasta específica e de fácil acesso. O aplicativo Root Explorer deve ser instalado através do Android Market em seu telefone.

Root Explorer (instale apenas quando o tutorial pedir) - https://market.android.com/details?id=com.speedsoftware.rootexplorer
MiniCM6 1.0.2 for the X8 (Android Froyo) - http://minicm.googlecode.com/files/MiniCM6-1.0.2-X8.zip

Agora vamos lá: mãos à obra!

1º passo - Verificar o modelo do seu aparelho

Este passo é extremamente importante pois definirá se este tutorial servirá apenas para que você efetue o root e instale o modo de recuperação em seu aparelho, ou se será útil até a sua última letra. Para identificar a versão de seu aparelho, a forma mais confiável é DESLIGAR o aparelho, remover a tampa traseira e a bateria. Abaixo da bateria, próximo ao slot do chip da operadora haverá a versão de seu aparelho. Se a versão for E15a, que sorte! Você poderá utilizar este tutorial. Se não, deverá esperar pelo próximo.

2º passo - Obtendo acesso root

Esta é a parte mais simples do processo de flash propriamente dito. Com seu aparelho devidamente ligado e com NO MÍNIMO 80% de carga, acesse o menu do aparelho, vá até o menu de configurações, encontre a opção APLICATIVOS. Marque a opção "FONTES DESCONHECIDAS" e logo após acesse o menu "DESENVOLVIMENTO".  Lá, você deverá marcar as opções "DEPURAÇÃO USB" e "PERMANECER ATIVO".

Feito isso, desligue o aparelho, aguarde 10 segundos e religue-o.

Conecte seu celular ao computador e selecione a opção "CARREGAR TELEFONE". Se você montar seu cartão de memória, o processo de root poderá danificar o software do seu aparelho. Então certifique-se de não fazer merda.

Como imagino que você seja smart, você já deve ter descompactado o SuperOneClick. Então você deverá executá-lo. Se você estiver usando Windows 7/Vista, você DEVERÁ executá-lo como administrador. Com o programa aberto e o celular conectado ao computado clique no botão "ROOT". O processo pode levar de 30 segundos a 5 minutos (e realmente é assim bem vago). Se o programa travar em "waiting for device", aguarde 5 minutos. Se mesmo assim o programa permanecer travado, finalize-o, remova o cabo DO SEU CELULAR (e não do computador) e reinicie o aparelho. Logo depois, verifique se você efetuou as configurações acima, e conecte novamente seu aparelho ao computador. Não se esqueça de selecionar "CARREGAR TELEFONE".

Abra novamente o aplicativo e clique em ROOT. Se tudo der certo, o processo se iniciará e o programa passará desta mensagem. Você receberá dois alertas se tudo ocorrer de forma correta. O primeiro questiona se você deseja instalar o busybox. Diga que SIM. Ao final, você receberá uma nova mensagem perguntando se deseja testar o root. Diga novamente que SIM. Quando o programa lhe der o alerta sobre a finalização do processo, feche-o, desconecte o celular do computador e REINICIE o celular.

3º passo - Instalar o xRecovery (modo de recuperação)

Este é também um procedimento simples, mas envolve partes do sistema com as quais você precisa tomar cuidado.

Após o processo de root, baixe e instale em seu aparelho o aplicativo "Root Explorer". Quando ele for aberto pela primeira vez, o SuperUser vai lhe pedir que conceda as permissões. Diga que SIM. Extraia os arquivos do xRecovery para uma pasta no cartão de memória do seu aparelho. Abra novamente o Root Explorer em seu celular e vá para o seu cartão SD (pasta sdcard). Nele, copie os arquivos busybox, chargemon e xrecovery.tar UM POR UM e cole eles na pasta /system/bin do seu celular (se já houver qualquer um dos arquivos na pasta, SUBSTITUA-O). Para que você possa colá-los, você precisará mudar as permissões da pasta bin. Para isso, há um botão na parte superior do Root Explorer (Mount RW). Clique nele. Com os arquivos copiados para a pasta bin, encontre-os e, um por um, toque e SEGURE para que apareça o menu de arquivo. Aceda o menu “Permissions” e selecione TODAS AS PERMISSÕES, exceto as três da parte inferior do menu, que devem permanecer como estão.

Feito isso, feche o Root Explorer e reinicie o seu aparelho. Quando vir o nome "Sony Ericsson" em letras brancas, pressione repetidas e rápidas vezes o botão "VOLTAR". Se o xRecovery abrir, você verá uma tela preta com letras verdes e um Android com uma característica troll face. Se o processo não deu certo, seu celular irá bootar normalmente. Se isso acontecer, refaça TODO O PROCESSO.

Os comandos para navegar no xRecovery são:

• Controle de volume: mover para cima e para baixo 
• Botão Voltar: para voltar
• Botão Menu: para escolher


4º passo - Atualizar firmware e baseband

Novamente, como penso que você seja smart, pressuponho que o FlashTools já esteja extraído, junto com os arquivos de firmware e baseband. Acesse a pasta onde o FlashTools foi extraído e encontre a pasta "firmwares". Dentro dela você deverá criar uma pasta chamada "E15a_2.1.1.A.0.6_Xperia". Copie TODOS OS ARQUIVOS extraídos do download do Firmware+Baseband para dentro desta pasta.

RENOMEIE o arquivo de BootLoader de "x8.sin" para "loader.sin". Se certifique de ter escrito corretamente. Então copie-o para a pasta "E15a_2.1.1.A.0.6_Xperia" e SUBSTITUA o arquivo "loader.sin" anterior.

Abra o Flashtools. Se você estiver usando Windows 7/Vista, você DEVERÁ executá-lo como administrador. Entre no menu "Language" e selecione "Portuguese". Logo após acesse o menu "Avançado" e selecione "Criar Bundle". Em “Selecionar Pasta” escolha a pasta "E15a_2.1.1.A.0.6_Xperia" dentro da pasta "firmwares". Há alguns campos de textos que você deve preencher, coloque “Telemovel: E15a”, “Versão: 2.1.1.A.0.6” e “Branding: Xperia”.


Passe todos os arquivos listado na janela da esquerda para a direita, selecionando PREFERENCIAMENTE UM POR UM e clicando na seta para a direita. Quando tiver passado todos, clique em "OK". Ele irá criar um arquivo .tft que será jogado automaticamente para a pasta /firmware.


Com o Flashtools aberto, clique em Flash, escolha o arquivo Firmware (arquivo .tft) e clique em "OK". Após alguns segundos uma janela com instruções aparecerá. Siga as instruções na tela (transcritas abaixo):

- Desconecte o celular, desligue e aguarde NO MÍNIMO 10 segundos. 
- Pressione e segure a tecla "VOLTAR" e conecte o cabo USB ao celular SEGURANDO a tecla voltar.
- Seu celular irá acender o LED na cor VERDE. Quando isso acontecer, solte o botão voltar.

Aqui cabe um dica MUITO importante: NÃO USE AS PORTAS USB DIANTEIRAS.


Após o processo de flash, o programa lhe alertará sobre o sucesso. Desconecte seu celular, REINICIE o aparelho e REFAÇA o 3º passo para a instalação do xRecovery.

5º passo - instalar uma custom rom

Esta é a parte mais divertida. Falando em termos gerais, você pode instalar qualquer ROM com suporte ao seu aparelho. Alguns Sony Ericsson Xperia X8 tem problemas com a ROM FroyoBread (Android 2.2.1), então iremos utilizar, para fins didáticos, a ROM MiniCM6 1.0.2 for the X8 (Android Froyo), baseada na ultra-famosa ROM Cyanogen.

Tendo baixado o arquivo da ROM, renomei-o para "update.zip" e copie-o para a RAIZ do seu cartão de memória.

Reinicie o seu celular no modo de recuperação, apertando repetida e rapidamente o botão de voltar durante a apresentação do nome "Sony Ericsson" em com branca.

Antes de instalar a sua nova ROM, efetue um backup da ROM stock. Garanta que seu cartão de memória tenha NO MÍNIMO 512mb de espaço livre. Faça o backup da ROM original do seu celular acessando o menu “Backup and restore” e escolhendo a opção “Backup”. É recomendável que antes de instalar a nova ROM você faça um "Full Wipe", utilizando a respectiva opção no xRecovery.

Agora, acesse a opção “Install update.zip from SD Card”. O xRecovery questionará se você deseja REALMENTE continuar com o processo. Selecione "Yes - Install". O processo pode demorar de 1 a 10 minutos, dependendo da velocidade do seu cartão de memória.

Ao final, selecione a opção "Reboot Phone". Seu celular irá reiniciar. O primeiro boot poderá demorar até 5 minutos (ou mais, este tempo varia muito). Então tenha paciência. Após o término do primeiro boot, REINICIE o seu aparelho e seja feliz com sua nova ROM (convenhamos que a stock da SE é a coisa mais bizarra do mundo).

Boa sorte!

40 comentários:

  1. COMO FAÇO PRA ATUALIZAR O kERNEL DO x8 PARA A MELHOR

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Eu possuo um X8, segui todos os passos, porém quando mando atualizar o kernel, depois de todos os passos com o flashtools o celular volta a apresentar a baseband 006. Já tentei de diversas formas, mas sem sucesso. Poderia me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Isso é comum. Tente flashear a baseband novamente. Se não funcionar, procure o fórum XDA ou o PlusGSM. Lá será mais fácil descobrir o problema.

    ResponderExcluir
  4. Eiii Man, esse processo tá funcionando mesmo?
    E quais as vantagens dessa custom Rom que vc postou aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo é 100% funcional. Quanto a ROM, este tutorial foi escrito na altura em que o froyo (Android 2.2) era o mais atual. O Froyobread e o MiniCM eram as melhores ROMS 2.2. Hoje, com o Gingerbread, a ROM que eu aconselharia seria o GingerDX (que é a ROM que eu uso). É uma ROM extremamente level, compatível com jogos e com modulos para o kernel padrão (incl. overclock).

      Excluir
  5. Show, mas com esse tuto ai eu posso instalar a GingerDX man? E qual o uso de bateria dessa ROM que vc usa?

    ResponderExcluir
  6. Me add no msn aí, se tu poder... thuk_mte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Man, valeu. consegui mudar a custom ROM. tou usando a Froyo Bread Final do XDA. 8 horas de uso já, percebi que o consumo de bateria reduziu bastante. Vou ver como vai ficar quando eu instalar os aplicativos que eu uso.

    ResponderExcluir
  8. O primeiro link não está funcionando.

    ResponderExcluir
  9. O meu arquivo E15a_2.1.1.A.0.6_Xperia.ftf nao esta aparecendo nas opçoes para sofrer o flash no momento em que peço para abrir a pasta firmware, somente aparece arquivos como amss.sin entre outros... Mas no momento em que vou abrir pelos meus documentos ele eta la, na pasta flashtool/firmware.. Me ajude, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente deixar apenas o arquivo de baseband na pasta firmware. Isto deve resolver o problema.

      Excluir
    2. O meu também ocorreu o mesmo problema.
      Já tentei várias vezes.
      Só os arquivos baseband estão na pasta firmware e nada.

      Yago, como vc resolveu?

      Excluir
    3. O meu ta com o mesmo problema, me ajudem!

      Excluir
  10. meu telefone não sai do waiting for device


    fiz as primeiras etapas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você seguiu a recomendação de pressionar o botão de voltar para que o aparelho possa entrar em modo flash? Você pode seguir as seguintes etapas:

      * Baixar o flashtool novamente;
      * Remover a bateria do aparelho por alguns segundos antes de seguir com o passo a passo no flashtool;

      * Procurar ajuda no Fórum XDA (http://forum.xda-developers.com)

      Excluir
    2. Alexandre Teles, o seu link do Flashtool não funciona.

      Excluir
  11. amigo fica só aparecendo o logo do cyanogen (mode) e mais nada o que aconteceu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre no Recovery novamente (como indicado no post) e reinstale a ROM. Isso não vai fazer com que você perca os seus dados nem aplicativos instalados, mas, por via das dúvidas, efetue backup da instalação para que você possa recuperar seus aplicativos e dados depois.

      Não esqueça de procurar soluções no Fórum XDA (http://forum.xda-developers.com)

      Excluir
  12. iae colega então queria tirar uma duvida fiz todo esse processo mas ainda assim n esta reconhecedo meu chip nehuma operadora oque posso fazer para isso voltar ao normal?? desde de ja agradeço vlws ae

    ResponderExcluir
  13. cara meu xperia x8 é modelo e15a 2.1.1.A.0.6 e 015 da para fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra dar. Qualquer coisa, dê uma visitada no fórum do XDA Developers.

      Excluir
  14. cara meu xperia é modelo 2.0.1.a.47 modelo e15a versao do firmware 2.1-update1

    ResponderExcluir
  15. mano eu instalei e consegui direitinho sem flashear ficiu mais rapido a bateria dura mais pude usar os apps que não pegava só que o 3g nao funciona direito demora demais para abrir até a pagina do google. tem com resolver ou com o tempo estabilisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não atualizar a baseband o problema nunca vai desaparecer.

      Excluir
  16. da para fazer no modelo 2.0.1.a.o.47 modelo e15a versao do firmware 2.1-update1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo nenhum impedimento. Recomendo que você busque ajuda no XDA se tiver qualquer dúvida ou quiser procurar procedimentos mais novos: http://forum.xda-developers.com

      Excluir
  17. como faço para votar para o android original ??

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Cara o meu inicia, aparece sony ericsson e logo depois aparece um android azul com nome embaixo cyanogen, e ele fica girando e depois trava nessa parte e não vai mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal que este tipo de problema ocorra. Verifique novamente o modelo do aparelho e veja se você não fez cagada.

      Se está tudo ok, você pode tentar flashear novamente a ROM ou tentar uma ROM diferente e mais atual como a MiniCM7, android Gigerbread: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1362585

      Excluir
    2. E não esqueça de fazer um factory reset antes de instalar a nova ROM ou reinstalar a atual.

      Excluir
    3. O meu é o xperia x8 e15a, vou tentar fazer denovo, obrigado.

      Excluir
    4. Cara valeu, eu dei factory reset e ele entrou, nem precisou flshear a rom novamente :)

      Excluir
    5. Ótimo cara. Uma coisa: tente instalar a MiniCM7. O Froyo já está desatualizado demais xD

      Excluir
    6. Po até que eu curti essa verssão do Froyo, mais porque você não disse antes kkkkk, mais essa rom MiniCM7 é boa mesmo ? é português pt-br ? E como faço agora pra por ela, bem q você poderia faze rum tutorial de como instalar ela agora (:

      Excluir
    7. Agora estou com outro aparelho :p

      Para instalar o MiniCM7, basta fazer o mesmo processo no xrecovery para instalar agora a nova rom.

      Faz um Factory Reset, instala a custom zip da nova versão e corre para o abraço.

      Você pode tentar também a GingerDX que é uma excelente ROM. Todas você encontra no fórum do xda-developers.

      Excluir
    8. Hummm ok, mais essa Rom MiniCM7 é muito melhor assim que a froyo ? Porque senão nem vo trocar, poderia me dizer algumas melhoras q vou ter com ela.

      Excluir
  20. Cara como faço pra que o layout do teclado volte ao modelo Querty. Não estou conseguindo mudar isso.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir